Segunda feira, 03 de novembro de 2014.
Relatório da ONU lançado este domingo cita clara e crescente influência humana nos sistemas climáticos; documento afirma que se nada for feito os impactos causados vão se tornar mais severos, profundos e irreversíveis. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alerta que os líderes mundiais devem agir agora contra a mudança climática. Ban fez a declaração durante o lançamento da última parte do 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Ipcc, em Copenhague, Dinamarca.
O documento cita uma clara e crescente influência humana sobre os sistemas climáticos. Os especialistas advertem que se nada for feito, os impactos sobre as pessoas e os ecossistemas vão se tornar mais severos, profundos e irreversíveis. O chefe da ONU disse que se o mundo continuar com a atitude de “negócios como de costume” sobre a mudança climática, deixará escapar a oportunidade de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC na próxima década. Segundo Ban, o relatório mostrou que a “ciência” falou mais uma vez e de forma muito mais clara. Para o secretário-geral, “o tempo não está do nosso lado e os líderes mundiais devem agir”.
O documento preparado pelo Ipcc confirma que a mudança climática está sendo vista no mundo inteiro e o aquecimento do sistema climático é inequívoco. Desde 1950, muitas das mudanças observadas não têm precedentes.
Acesse a matéria completa para saber mais! Clique aqui!
Fonte: Eco agência.
Escrito Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.