O Diagnóstico Ambiental é uma Importante ferramenta base de suporte:
O Diagnóstico Ambiental é uma ferramenta base de suporte, que consiste num levantamento da situação e percepção dos componentes ambientais de uma determinada área, com vistas à verificação da conformidade legal, com indicação de medidas preventivas e corretivas, se for o caso.
Segundo a resolução do CONAMA Nº 001, 1986, o estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:
I- Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto, considerando:
- o meio físico – o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas;
- o meio biológico e os ecossistemas naturais – a fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente;
- o meio sócio-econômico – o uso e ocupação do solo, os usos da água e a sócio-economia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos.
Os resultados dos trabalhos de revitalização ambiental não são percebidos em curto prazo, requerem técnicas apropriadas e tempo (médio/longo prazo), esse último sendo uma etapa difícil de contornar, pois os processos biológicos e ecológicos que precisam acontecer são de natureza lenta e gradativa. Pela mesma razão há de se pensar em projetos e programas que perdurem.
A equipe da BIOSFERA irá atendê-lo com a segurança técnica e com a qualidade que você precisa na elaboração de seu Diagnóstico Ambiental. Entre em contato conosco e saiba mais.